domingo, 22 de janeiro de 2012

Trechos do livro "A ciência de enriquecer".


Este é um livro pragmático e não filosófico; trata-se de um manual prático e não de um tratado teórico. Foi escrito a pensar nos homens e mulheres cuja necessidade mais premente é o dinheiro; que desejam primeiro enriquecer e depois filosofar.
Não há maneira mais eficaz de servir Deus e o Homem do que enriquecer.

É um dado assente que este livro apresenta de modo pormenorizado os princípios da ciência de enriquecer. E se isto é verdade, então o leitor não precisa de ler mais nada sobre o assunto.

Não leia obras de teor religioso que anunciem o fim do mundo para breve, nem leia escritos de arautos da desgraça e filósofos pessimistas, que afirmam que o mundo está a caminho do inferno.
Concentre toda a sua atenção na riqueza, ignore a pobreza.

Não fale acerca da pobreza; não a investigue, nem se interesse por ela. Não interessa quais são as suas causas; isso não lhe diz respeito.
Não há mesmo nada que o leitor possa fazer pelos pobres ao tomar conhecimento destas coisas; e o conhecimento generalizado destas circunstâncias não tende de modo algum a acabar com a pobreza.

Não sinta raiva de políticos corruptos; se não fossem os políticos, cairíamos na anarquia e a oportunidade do leitor seria imensamente diminuída.

Não gaste nem um instante a sonhar acordado ou a construir castelos no ar. Agarre-se à visualização daquilo que quer e aja AGORA.
O desejo natural de crescente abundância não é algo pecaminoso ou digno de repreensão; é simplesmente a ambição de uma vida de maior abundância; é aspiração.

Transmita a impressão de progresso a tudo o que faz, de modo que todas as pessoas fiquem com a impressão de que é um Indivíduo Progressista e de que faz avançar todos aqueles que negociam consigo. Mesmo às pessoas que conhece socialmente, sem qualquer ideia de negócio, e a quem não tenta vender seja o que for, deve transmitir a ideia de acréscimo.

Deve provocar nos outros a impressão de que, ao associarem-se a si, terão a sua quota-parte de acréscimo. Assegure-se de que lhes dá um valor utilitário superior ao valor que lhes está a pedir em dinheiro.
Sinta que está a enriquecer e a tornar os outros ricos ao fazê-lo, trazendo benefícios para todos.

Muitas pessoas zombarão da ideia de que existe uma ciência exata para enriquecer; socorrendo-se da impressão de que os recursos de riqueza são limitados, insistirão que as instituições sociais e governamentais têm primeiro de sofrer modificações para que uma quantidade razoável de pessoas consiga um salário minimamente decente.

Mas isso não é verdade.

É verdade que os governos atuais mantêm a população na pobreza, mas isto acontece porque esta não pensa nem procede da Maneira Certa. Se a população começar a avançar de acordo com o método sugerido neste livro, não haverá governos nem sistemas industriais que possam impedir.
Se o povo tiver uma Mente Avançada, se tiver a Fé de que pode enriquecer e se avançar com a firme determinação de se tornar rico, não há nada que o possa manter na pobreza.

Quando o leitor tem um fracasso, isso acontece porque não pediu o suficiente; continue e algo melhor do que aquilo que procurava surgirá certamente.
O leitor não fracassará por lhe faltar o talento necessário para fazer o que deseja. Se prosseguir da forma que indiquei, desenvolverá todo o talento necessário para realizar o seu trabalho.

Não faz parte do âmbito deste livro abordar a ciência de cultivar talento, embora esta seja tão exata e tão simples como o processo de enriquecer.
Estude este livro. Faça dele o seu constante companheiro até ter dominado todas as ideias que ele contém. Durante o período em que se estiver a imbuir firmemente desta fé, convém  renunciar à maioria das atividades e dos prazeres recreativos, assim como evitar lugares onde ideias contrárias a estas são desenvolvidas em palestras ou sermões. Não se dedique a leituras pessimistas ou que manifestem visões contrárias, nem se envolva em discussões sobre o assunto. Leia muito pouco, à exceção dos autores mencionados na <<Introdução>>.  Passe a maior parte do seu tempo de lazer concentrado na sua imagem, cultivando a gratidão e lendo este livro, que contém tudo o que precisa saber acerca da ciência de enriquecer.

2 comentários:

  1. Esse livro foi escrito por Wallace Wattles e deu origem ao best-seller "O Segredo".Selecionei trechos de capítulos distintos. Trata-se praticamente de uma religião, ao mesmo tempo que funciona como um manual do capitalismo. Acho interessante essa relação: Dinheiro/Religião. Me interesso principalmente pelas passagens em que o autor se dirige diretamente ao leitor.

    ResponderExcluir
  2. genial Cacá.

    é um ótimo material textual.
    muito bom mesmo!

    ResponderExcluir