quarta-feira, 4 de abril de 2012

Trechos de "A experiência do Fora" de Tatiana Salem Levy

"É justamente em seu uso literário que a linguagem revela sua essência: o poder de criar, fundar um mundo"(p.20).

"Enquanto a linguagem comum procura, a partir de um sentido abstrato, nos dar as coisas concretas, a linguagem literária cria um mundo próprio de coisas concretas e, exatamente por isso, não remete a algo exterior a ela. Sua realização só é possível em si mesma. É possível afirmar assim, com Blanchot, que a literatura pode constituir "uma experiência que, ilusória ou não, aparece como meio de descoberta e de um esforço, não para expressar o que sabemos, mas para sentir o que não sabemos". (p.21).

"Tudo se passa como se estivéssemos em presença da verdade, mas essa presença não chega a acontecer de fato. É justamente essa impossibilidade essencial que determina a possibilidade da literatura." (p.22).

"A arte procura sempre sua própria destruição, a negação de si mesma, mas é nesse movimento que ela termina por se fundar, garantindo sua eternidade"(p.22).

"Pode-se afirmar portanto que, para Blanchot, a literatura constitui esse eterno esforço para o irrealizável. Além disso, ela tem a impossibilidade como base de sua possibilidade. (...). O esforço da literatura se dá no sentido de se tornar a realização de uma irrealização."(p.22).

"A palavra literária só encontra seu ser quando reflete o não ser do mundo, só se realiza em sua própria falta e, justamente por isso, faz dessa falta a sua possibilidade."(p.23).

"A literatura não é uma explicação do mundo, mas a possibilidade de vivenciar o outro do mundo." (p.27).

"Como realização do impossível, a literatura liberta o pensamento do modo do poder e da compreensão apropriadora. A impossibilidade revela o pensamento segundo uma medida diferente da do poder." (p.30).

OBS: Acredito que essas passagens podem ajudar no esclarecimento do que conversamos no último ensaio. São fragmentos bem diretos sobre a questão da realização (possibilidade) da arte pela sua natural condição de irrealizável (impossibilidade). É neste movimento, de tornar o impossível possível, ou seja, pela impossibilidade que ela se dá. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário