quarta-feira, 7 de março de 2012

Lindalva.

- então é isso mesmo, né ? Você vai e eu fico aqui. (pausa) Sozinha.
- você fica aqui porque você quer, Lindalva. Você sabe que por mim, você iria comigo.
- e aí eu largo o meu trabalho, é isso ? Deixo pra traz a casinha que eu suei tanto pra construir, é isso mesmo ? Vou pro estrangeiro passar frio, ficar perdida naquela língua toda enrolada...
- (interrompe) Eu te ensino, minha pequena ! Eu posso ser o seu professor particular. Você fazendo biquinho vai ficar mais linda ainda.
- eu demorei 50 anos pra aprender a falar português direito e agora você me vem com essa ? Não tenho mais idade nem cabeça prá isso, meu amor. (pausa) Tô velha, sou burra, quase analfabeta...
- não fala assim, Lindalva. Eu gosto de você assim do jeitinho que você é. Olha prá mim. (pausa) Confia em mim! Vamos juntos!
- prá você é fácil. Sua família tá lá, seus amigos tão lá... lá também é o seu mundo. Mas e eu ? Quando você sair pra trabalhar eu vou ficar sozinha ? Se eu gritar por socorro será que vão entender que eu preciso é de ajuda ? Eu vou ter que precisar de você pra tudo ? E a minha liberdade ? O pagode e a cerveja aqui debaixo ? Eu não tenho dinheiro guardado. Tudo que eu tenho tá aqui: tá nessa cama que você dorme todos os dias, tá em cada tijolo dessa casa.
- não se preocupe com isso, amor. Já disse: eu vou continuar te ajudando.
- ajudar é diferente de sustentar, de bancar. Eu não quero depender de você prá tudo. Se eu precisar comprar um pão, como é que eu faço ? Eu espero pelas suas moedas ?
- lindalva, não existe isso de ‘meu’ e ‘seu’. Eu tô propondo que tudo seja ‘nosso’.
- é muito fácil pra você propor isso quando o ‘nosso’ é quase tudo ‘seu’.
- você só tá pensando no dinheiro. E o nosso amor, não é ‘nosso’ ?
- (pausa) O nosso amor é o que a gente mais tem de ‘nosso’. Mas se eu estiver no estrangeiro, eu sem saber falar uma única palavra, sem conhecer ninguém além de você, batendo queixo de tanto frio, e se a gente brigar e você não quiser olhar mais na minha cara ? Aí eu faço o que da vida ? Eu vou estar cheia de amor em mim mas e daí ? Amor não enche barriga nem esquenta do frio, meu bem. Aí se você de repente decidir me trocar por uma mais nova eu faço o que ? Dentro de mim só vai ter amor. (pausa). Lá no estrangeiro se eu vender amor será que alguém compra ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário