quinta-feira, 26 de abril de 2012

Para Nat.


“A conexão atenta consigo mesmo, com o outro e com o meio, transforma o que seria uma sucessão linear de eventos em ações-reações imediatas. A temporalidade do fluxo desconstrói as etapas do processo expressivo, digo, dilui o minúsculo espaço de tempo entre pensar e agir, entre estímulo e resposta, entre sentir e emitir. Quando em fluxo, o ator não expressa um estado, ele vibra em um estado” (p.322)


Nat, isso é o que eu gostaria de ter formulado para lhe dizer no último ensaio. Imersa na composição, em fluxo de resposta ao tempo, ao Fred e ao espaço, você não precisou criar um estado, mas vibrou em um estado único. O outro idioma, corroborou para isso em seu distanciamento. Quer dizer, por estar livre da incumbência de nos fazer compreender o que você dizia, conseguiu nos aproximar daquilo que poderia ser...da tentativa de dizer, da abertura, da sugestão de um posicionamento. Comunicou.

NA VERDADE É PARA TODOS OS ATORES.

FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, Estado Cênico. IN: Revista Contrapontos Vol. 10, No3. Santa Catarina: Revista do PPG em Educação da UNIVALI, 2010.

Um comentário: